quarta-feira, 6 de junho de 2012

SENADOR PAULO PAIM ESTEVE COM LÍDERES DOS AUXILIARES ADUANEIROS

Hoje pela manhã, 06/06, as 10:00 horas, no Hotel Presidente, em Uruguaiana, o Senador Paulo Paim esteve reunido com os líderes dos Auxiliares Aduaneiros. Na oportunidade recebeu um dossiê resumido e pedido de apoio aos objetivos do Movimento Pró-Reintegração à Receita Federal.


O encontro foi oportunizado pela Profª Maria de Lourdes Brondani, Coordenadora da 10ª Delegacia de Educação, que estava acompanhada do Vereador José Clemente Correa (PT), e estiveram presentes: o Presidente da ANAARF Dagoberto Bilhalba, os membros do Conselho de Apoio e Estudos da entidade Fernando Ribeiro, João Carlos Battassini e Zaluar Leal.

O Senador Paulo Paim prometeu aos anaarfistas empenho em encaminhar os pedidos à Presidenta Dilma e solicitar sua especial atenção.


Abaixo segue correspondência encaminhada ao Senador:



Excelentíssimo Senador Paulo Paim

Primeiramente, queremos esclarecer que, o conteúdo do PLS 372/08 (que foi aprovado por unanimidade no Senado Federal e vetado pela Presidenta Dilma) não é a finalidade deste Movimento, tendo em vista que S. Exa. já nos deu Parecer baseado no veto.

Nossa luta é: ANISTIA, fundamentada na Lei nº 10.559/2002; ou, MEDIDA PROVISÓRIA, com pressupostos de urgência e relevância dados aos problemas de fronteira e de aduanas, os quais deixam nosso país vulnerável a contravenções de diversos tipos.


Nossa entidade tem cadastrados 248 associados na Seccional Fronteira-Oeste, e, estima que sejam de 2.000 a 3.000 ex-servidores federais em nível nacional, cujos pedem a reintegração na Receita Federal,- eis que, nos anos de 1979 a 1992 trabalhavam nas fronteiras e aduanas de:  Uruguaiana, Barra do Quaraí, Itaqui, São Borja, Porto Xavier, Porto Mauá, Quaraí, Santana do Livramento, Rio Grande, Jaguarão, Porto Alegre, entre outras.
Durante o apontado período, por ser de exceção, houveram lapsos cujos atingiram as categorias denominadas AVBs (Auxiliares de Vistoria de Bagagem), AVRs (Auxiliares de Vistoria e Repressão) e ACCs (Auxiliares de Controle de Carga), eis que, todos foram concursados por edital, treinados pela ESAF e desligados tão logo concluídos períodos de 6 ou 12 meses de trabalho, sob a égide de trabalhadores “temporários” e “contratados por prazo determinado” (enquanto a legislação trabalhista normatizava que somente empresas poderiam contratar temporários  - órgãos públicos, não -, e, que ambas as formas de contrato deveriam ser para necessidades transitórias  ou para picos de produção, enquanto que o período somou 13 anos).

E, hoje, quando a União apresenta problemas para combater contravenções nas fronteiras e aduanas tais profissionais (porque experientes e treinados) são, com certeza, a solução imediata – e, isso, através da edição de uma simples Medida Provisória. Inclusive, uma Medida governamental seria um “Voto de Minerva” diante da possibilidade de Auxiliares Aduaneiros serem abrangidos pela Lei 10.559/2002, e por seus termos poderem requerer Anistia, Indenização, Contagem de Tempo de Serviço etc.

Em suma, nosso Movimento acredita que, ao dar atenção ao caso e às reivindicações dos Auxiliares Aduaneiros da Receita Federal, os governantes atuais estariam corrigindo enganos históricos.

Para melhor entendimento sobre o Movimento de Reintegração na Receita Federal que estamos promovendo, queira apreciar anexos.

Atenciosamente,


Uruguaiana, RS, 06 de junho de 2012.


Dagoberto Bilhalba
Presidente da ANAARF

Nenhum comentário:

Postar um comentário