segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Déficit na Receita Federal é de quase 50% do quadro

Veiculado no site: www.ocabrestosemno.com.br/index.php?option=com..., de 20/11/2011, as 23:15



Com papel destacado na manutenção dos índices da arrecadação federal, o quadro de servidores da carreira de Auditoria da Receita Federal, composta pelos cargos de auditorfiscal e analista-tributário, sofre com uma defasagem que alcança quase a metade dos 37.419 cargos existentes em sua estrutura. A carreira conta com pedido em análise no Ministério do Planejamento para concurso em 2012 com 2.260 vagas, sendo 1.210 de auditor e 1.050 de analista.

O déficit é maior no cargo de analista, que tem ocupados apenas 7.532 das 16.999 posições, ficando em 55,69% (9.467 cargos vagos). No caso de auditor, estão preenchidos 12.046 dos 20.420 cargos existentes, uma defasagem de 41% (8.374 cargos). Os números transparecem a dimensão da necessidade de servidores na área fiscal da Receita.

O presidente da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados, Silvio Costa (PTB/ PE), afirmou que precisaria avaliar a relação custo-benefício da contratação de servidores para esses cargos para opinar sobre a importância do preenchimento das vagas, mas reconheceu a relevância da existência dos cargos ociosos. "A gente só pode criar cargos se aquele órgão público tiver necessidade", disse ele, lembrando que a criação de cargos passa pelo crivo do Congresso Nacional.
Na avaliação dos sindicatos representantes das categorias, há uma necessidade de contratação de mais de 2 mil servidores em cada um dos cargos. A situação tende a se agravar em função da previsão de um grande número de aposentadorias. Como já noticiou a FOLHA DIRIGIDA, segundo o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal (Sindifisco Nacional), Pedro Delarue, um estudo indica que 40% dos auditores do país irão se aposentar nos próximos cinco anos, o que representará a perda de cerca de 4.800 servidores (por volta de 960 a cada ano). Delarue acredita que tanto a autorização quanto o edital do novo concurso deverão sair no primeiro semestre do ano que vem.
E para garantir boas chances de conquistar uma das vagas que serão oferecidas, os interessados devem iniciar o quanto antes a sua preparação visando às provas do concurso, conhecidas pelo rigor das questões e pelo conteúdo programático extenso.
Ambos os cargos são abertos àqueles que possuem o ensino superior completo em qualquer área de formação. Aqueles que estiverem próximos de concluir o curso também poderão participar, uma vez que a escolaridade só precisará ser comprovado no ato da posse. As remunerações iniciais são de R$13.904 para auditor e R$8.300 para analista, estando entre as maiores oferecidas no Executivo federal.
Fonte do site Cabresto Sem Nó:  Folha Dirigida e Sindireceita (AM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário