domingo, 22 de abril de 2012

Neto de Jango vai receber R$ 18,7 mil de indenização

Fonte: Zero Hora, sábado, 14 de abril de 2012

Considerado uma vítima da ditadura militar, o neto do ex-presidente João Goulart, o advogado Christopher Belchior Goulart, 35 anos, recebeu ontem, na Capital, um pedido formal de desculpas do Estado brasileiro e uma indenização no valor de R$ 18,7 mil (30 salários mínimos(.
A decisão partiu da Comissão da Anistia, formada pelo Ministério da Justiça, e foi unânime. Outros seis perseguidos políticos ligados ao Rio Grande do Sul também tiveram processos julgados.

Nascido em 1976 em Londres, na Inglaterra, Christopher entrou ja justiça em busca de reparação por entender que sua vida foi diretamente afetada pelas pressões vividas por seus familiares a partir do momento em que seu avô foi deposto e seguiu para o exílio.
...
Em seu voto, o relator José Carlos Moreira da Silva Júnior reconheceu que os prejuízos ultrapassaram gerações.
- Não restam dúvidas de que Christopher foi atingido de forma direta. Ele foi privado de ter nascido em território nacional e de aqui contar com o aconchego de sua família. É um filho do exílio - afirmou Silva Júnior.
...
Da mesma opinião, o presidente da comissão, Paulo Abrão, fez questão de explicar a decisão, ...
- Não se trata de anistiá-lo por ser neto de Jango. Mas por ter sido uma pessoa atingida por atos de exceção, como foram tantas outras.
...
Além de Christopher, foram anistiados e receberam reparação financeira outras seis pessoas, entre eleas o engenheiro naturalizado Peter Ho Peng, preso entre 1971 e 1973 por envolvimento com o movimento estudantil.
...

OBSERVAÇÕES DESTE BLOG:
Diante dos exemplos acima... por que devemos ser anistiados? 
Em análise aos motivos expostos entendemos que devemos ser anistiados, inclusive pelo que segue:
- Primeiramente, porque os anistiados nem são brasileiros natos, enquanto que os AVBs, AVRs e ACCs são todos brasileiros;
- Efetivamente, foi a vida dos familiares de Christopher que foram diretamente afetadas pelas pressões da ditadura e deposição de seu avô (S.M.J., sua vida foi indiretamente afetada...), enquanto que, com as demissões tanto a vida dos AVBs, AVRs e ACCs quanto a vida de seus familiares foram totalmente afetadas, eis que, a sociedade não gosta de ser fiscalizada (quanto mais os contraventores), então, quando já não tinham mais a guarda da chancela do governo passaram a serem hostilizados, perseguidos, sentenciados e até sofreram represálias das partes contraventoras, e, por isso, muitos tiveram que ir embora da cidade.
- E, àqueles que insistiram em permanecer na cidade, eram comuns casos em que empresas antes fiscalizadas (pelos AVBs, AVRs e ACCs) fechassem suas portas aos mesmos, quando estes buscavam concorrer a vagas de emprego.
Estes são apenas alguns dos exemplos. Não nos interessa comparar nossas vidas com a dos anistiados citados por ZH, porque cada um sabe de sua realidade. Nos interessa, sim, que a Lei 10.559/2002 seja cumprida, porque as medidas de exceção instauradas pela Ditadura até hoje são sequelas na vida dos Auxiliares Aduaneiros da Receita Federal, de seus familiares, e da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário