domingo, 29 de janeiro de 2012

CARÊNCIA DE FISCALIZAÇÃO? SOMOS A SOLUÇÃO!


POR QUE AS FILAS NAS ADUANAS DO BRASIL E ARGENTINA SÃO TÃO DEMORADAS?


Fonte: http://www.clickfozdoiguacu.com.br


 por:Mariana Serafini | @maserafini  Quinta, 19/01/2012 - 18h33 - Atualizado Sexta, 20/01/2012 - 10h05 
O Clickfoz foi conferir a situação e ouviu as soluções sugeridas por guias e turistas.
O processo de sair de Foz do Iguaçu e ir até Puerto Iguazú pode ser mais demorado do que se pensa. Algumas vezes o tempo de espera pode chegar a uma hora em cada uma das alfândegas. Em horários de pico de manhã e no fim da tarde as filas chegam alcançar o trevo da Avenida das Cataratas.
Fotos: Garon Piceli
Turistas chegam a esperar uma hora na fila em cada uma das aduanas

“Se a gente tivesse que esperar só uma vez, tudo bem. Mas temos que esperar no Brasil para registrar a saída e depois na Argentina para registrar a entrada. É desnecessário isso, poderia haver um sistema que unificasse os dois sistemas e a gente só se registrasse uma vez”, sugeriu um guia.
Fila de carros chega próxima ao trevo da Avenida das Cataratas em horários de pico

 Outro motorista sugeriu que as duas aduanas contassem com mais profissionais trabalhando nos horários de pico e também que existissem guichês separados para quem vai de carro particular e para quem vai de transporte coletivo, como vans ou ônibus de turismo.

O motorista Daniel Basso acredita que deveriam existir guichês separados para atender veículos de turismo e particulares, desta forma o tempo de espera diminuiria

A turista paulistana Marluce Freitas estava visitando Foz do Iguaçu pela segunda vez e conta que ambas as situações perdeu muito tempo na fila de espera. Ela também acredita que um sistema unificado, unido a mais profissionais diminuiria consideravelmente o tempo de espera. “Se a gente pudesse se registrar só em uma aduana na ida e depois na outra quando voltasse esperaríamos uma vez só”.
 
A turista Marluce Freitas, pensa que um sistema unificando informações nas duas aduanas faria as pessoas esperarem apenas em uma fila
  Para sair do Brasil e entrar na Argentina através de Foz do Iguaçu o passageiro tem apenas uma opção: A Ponte da Fraternidade, todo o caminho que liga uma cidade a outra é cercado e não tem como mudar de ideia no meio do percurso e fazer outro roteiro. Se o cidadão registrou saída do Brasil, a única coisa que pode acontecer é ele registrar entrada na Argentina e vice-versa, com um sistema que unificasse as informações das duas aduanas o tempo de espera cairia pela metade e o processo seria mais prático tanto para quem passeia quanto para quem trabalha.

Fotos: Garon Piceli
O visitante argentino Martín Molina que veio a Foz do Iguaçu participar de um congresso também reclamou da demora e gostaria de poder esperar apenas em uma das aduanas

Nenhum comentário:

Postar um comentário