quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Movimento nos portos será recorde

Fontes: Correio do Povo e site do SDAERGS

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) estima que em 2012 os portos brasileiros irão movimentar, pela primeira vez, 1 bilhão de toneladas (t) em cargas, 12,3% mais que no ano passado. Com isso, o porto do Rio tende a alcançar a liderança no ranking dos estados com maior movimentação de carga marítima, passando à frente do Espírito Santo. Hoje, este ocupa o segundo lugar, seguido pelo porto de São Paulo.


Parte deste crescimento se deve aos investimentos que voltaram ao setor. Diversas empresas anunciaram novos terminais, como os portos Sudeste, em Itaguaí, e Açu, no Norte Fluminense - ambos do grupo de Eike Batista -, além de projetos da Petrobras, da Gerdau e da CSN. "O setor ganhou investimentos privados depois que o governo realizou uma grande frente de dragagem", afirma Fernando Fialho, presidente da Antaq, observando que "se o bilhão de toneladas não for atingido em 2012, será por pouco".


O dirigente observou que hoje 61% da carga nacional são transportadas pelo modal rodoviário, 21% pelo ferroviário e 14% pelo aquaviário. "Nosso objetivo é ter, em 2025, distribuição mais igualitária desses modais, entre 25% e 30%. Temos que avançar muito."

Nenhum comentário:

Postar um comentário