quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Em Brasília fronteiras do Mercosul são foco de audiência

Fonte: Site da ABTI - http://www.abti.org.br PDF Imprimir E-mail
Qua, 14 de Dezembro de 2011 14:54
NEWS-14-12-2011-2-1A Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI), participou em Brasília nesta terça-feira (13) através de seu diretor de assuntos políticos Ruy Galvão e da Assessora Executiva Kelly Machado da audiência pública proposta pela entidade e requerida pelo Deputado Federal Jerônimo Goergen (PP), que tratou das necessidades na agilização aduaneira para o transporte rodoviário internacional de cargas.
Estiveram presentes na audiência o representante do Ministro dos Transportes, Francisco Costa; o Superintendente de Serviços de Transportes de Cargas da Agência Nacional de Transportes Terrestres (SUCAR/ANTT), Noboru Ofuji; o Assessor Técnico da ANTT, Marco Antônio Lima das Neves; os Deputados Federais Hugo Leal e José Stédile.
Houve no início da audiência um descontentamento referente a ausência da Receita Federal levando-se em conta que os assuntos tratados na audiência dependiam muito do parecer deste órgão federal.
Abrindo as explanações, o diretor da ABTI Ruy Galvão relatou sua experiência no TRIC. Brevemente testemunhou as sequências de melhorias ocorrentes desde 1993 no que se refere ao tempo de trânsito nas importações e exportações. Porém, justificou que desde 1995 mesmo após alguns avanços, até hoje, não houve melhorias relevantes. “Desde 1995 o tempo para um caminhão cruzar a fronteira é de 6 horas numa exportação e cerca de 48 horas numa importação. Porque não 1 hora ou 30 minutos?", contestou o diretor.
Ruy realizou uma apresentação com dados técnicos e estatísticos dos principais portos secos e órgãos públicos federais envolvidos com o processo de comércio exterior nas fronteiras. A apresentação serviu para demonstrar os gargalos existentes.
Francisco Costa do Ministério dos Transportes, expôs as prioridades e competências do Ministério quanto a infraestrutura, acordos e tratativas relacionadas ao Mercosul e países membros.
Noboru Ofuji da ANTT destacou que é permanente a discussão dos órgãos e entidades de classe, na busca de melhorias para o TRIC. “É sempre interessante e pertinente trazer ao conhecimento do poder público, a realidade dos transportadores brasileiros”, comentou ele.
Insatisfeito com a ausência de um representante da Receita Federal, o deputado Jerônimo através de insistente contato telefônico, agendou uma reunião com representantes da Receita e deu por encerrada a audiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário